DJEHUTY



Segundo o Wikipedia:

Toth, Tot, Tôt, Thoth ou Zonga é o nome em grego de Djehuty (ou Zehuti), um deus pertencente ao panteão egípcio, deus da sabedoria um deus cordato [1], sábio, assistente e secretário-arquivista dos deuses. É uma divindade lunar (o deus da Lua) que tem a seu cargo a sabedoria, a escrita, a aprendizagem, a magia, a medição do tempo, entre outros atributos. Era frequentemente representado como um escriba com cabeça de íbis (a ave que lhe estava consagrada).




Também era representado por um babuíno. A importância desta divindade era notória, até porque o ciclo lunar era determinante em vários aspectos da actividade civil e religiosa da sociedade egípcia.



Comentário: Que bom que a Wikipedia existe para nos mostrar detalhes que mudam tudo. A mudança do nome Djehuty para Toth é significante. Portanto, quando for invocar os poderes desse Deus a fim de estudar, escrever, produzir ou organizar conhecimento com mais inspiração e força, entoe o nome Djehuty e não Toth!

Saiba que este é um altar público, aberto a qualquer um que queira aqui deixar suas oferendas, sob a forma de palavras e idéias que fortaleçam o poder de Djehuty no mundo das idéias. 

Afinal, o que é em cima é como o que é embaixo...





9 comentários:

  1. Grande Djehuty! Aceita como oferenda a criação deste altar virtual em teu nome! Um eterno brinde á tua memória a cada tecla que digitarem em teu nome! !AW!EN!

    ResponderExcluir
  2. Djehuty, Djehuty, Djehuty!!!! te ofereço essa luz de monitor de computador para que possa ser lembrado e revigorado através dos pulsos luminosos e luzes de modem!!!
    Raslah

    ResponderExcluir
  3. Djehuty, aceita estas letras, aceita este tempo, esta atenção que te dedico... Que seu poder escrevente se reflita em minha vida, em meu texto, enfim! !AW!EN!

    ResponderExcluir
  4. Djehuty, aceite minha alma como oferenda, e que teu conhecimento e sabedoria venha preencher meu corpo e que nos faça um só corpo!AW!EN!

    ResponderExcluir
  5. Djehuty, aceite minha alma como oferenda, e que teu conhecimento e sabedoria venha preencher meu corpo e que nos faça um só corpo!AW!EN!

    ResponderExcluir
  6. Djehuty, aceite minha capacidade de processar e raciocinar, me faça seu servo algoz pelo conhecimento e sabedoria! Abra os caminhos da verdade e sabedoria, me ensina a tecer palavras com o mais fino linho da mente do criador!AW!EN!

    ResponderExcluir
  7. Djehuty!! Que a sabedoria prevaleça acima dos meus poderes!

    ResponderExcluir
  8. Djehuty! Que eu seja capaz de ter toda a sabedoria que for imposta sobre mim!

    ResponderExcluir
  9. Djehuty! Que eu minha capacidade de raciocinar e gravar e entender e conhecer seja-me consebido pelo seu poder ,faço-me cervo a ti pelos mesmos

    ResponderExcluir